quinta-feira, fevereiro 24, 2011

Tente outra vez a água da fonte...


Tente Outra vez



Raul Seixas


Veja!Não diga que a canção
Está perdida,Tenha em fé em Deus
Tenha fé na vida,Tente outra vez!...
Beba! (Beba!)Pois a água viva
Ainda tá na fonte
(Tente outra vez!)
Você tem dois pés
Para cruzar a ponte
Nada acabou!
Não! Não! Não!...
Oh! Oh! Oh! Oh!
Tente!
Levante sua mão sedenta
E recomece a andar
Não pense
Que a cabeça agüenta
Se você parar
Não! Não! Não!
Não! Não! Não!...
Há uma voz que canta
Uma voz que dança
Uma voz que gira
(Gira!)
Bailando no ar
Uh! Uh! Uh!...
Queira! (Queira!)
Basta ser sincero
E desejar profundo
Você será capaz
De sacudir o mundo
Vai!
Tente outra vez!
Humrum!...
Tente! (Tente!)
E não diga
Que a vitória está perdida
Se é de batalhas
Que se vive a vida
Han!
Tente outra vez!


Creio que essa música traduz o momento atual. O mês de fevereiro está chegando ao fim e as perspectivas de coisas novas e diferentes estão apenas começando. Um telegrama pode mudar uma vida. Algumas palavras podem mudar uma vida. Alguns instantes, um simples detalhe. Como já mencionei algumas vezes, uma frase ouvida de um grupo teatral de rua, o qual assistia numa tarde qualquer de tempos idos: “a vida cabe num detalhe. “ Pois desde o inicio do mês meus planos e caminhos tomaram rumos diversos. Mudança repentina, inesperada mas bem vinda. Fui nomeado num concurso público que havia feito em 2007/2008, quando nem tinha me formado ainda. Como foi prorrogado o período de validade, eles me acharam. Às pressas reformulei, mais uma vez, meu próprio destino. Afinal, eu creio mesmo nessa hipótese, de que somos donos dele mesmo. Havia perdido algumas esperanças e sonhos, talvez, mas não a crença. A crença em algo que nunca me abandonou ou que eu nunca abandonei. A educação. A noção, a idéia, o sonho de que a única solução, a única “salvação” para a humanidade esteja aí. Eu levantei a minha mão sedenta e recomecei a andar como diz a letra da música. Respirei fundo, fui sincero e desejei profundo. Me inspirei num cara que é o meu maior exemplo, que admiro e que respeito muito por tudo que faz e pelas forças que sempre me deu, meu amigo e colega César, entrevistado em postagem anterior(vale a pena ler!!! http://joaoclaudioam.blogspot.com/2010/11/entrevista-cesar-pereira-trajano-parte.html). Ainda e sempre, revisitei o mestre Paulo Freire, guia intelectual e profissional, assim como o professor Ubiratan D´Ambrósio, fonte inesgotável do saber matemático e educacional. Posso dizer,nesse caso, que também a esperança venceu o medo. Sigo confiante. Não sei se sorte ou destino.Tudo aconteceu assim, num de repente. Hoje acabo de vir da primeira reunião na escola na qual começarei a dar aulas no dia 28. Parece que tudo se encaixa. Ouvi os mestres numa apresentação de vídeo que ratificou as informações que eu já recebera. A proposta pedagógica, os colegas professores, a direção, todos andam num mesmo caminho, num mesmo rumo que se identifica com toda minha formação acadêmica e com tudo aquilo que eu acredito. E, uma das coisas interessantes que escutei foi num certo trecho, talvez um texto de outro mestre, Rubem Alves, não lembro, mas que dizia no final que deveria existir um 11º mandamento: “Alfabetizarás”.  Meio sem acreditar, por vezes, em tamanha mudança e apresentação dos fatos como tais, tão repentinamente e tão reais, sigo assim, tentando outra vez...


Um pouco de água da fonte...


Logo criado para camiseta usada no dia da minha formatura
 
“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda".

"O homem, ser de relações, e não só de contatos, não apenas está no mundo, mas com o mundo"

"É porque eu amo o mundo que luto para que a justiça social venha antes da caridade"

"Somente o homem pode distanciar-se do objeto para admirá-lo."

"Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho, as pessoas se libertam em comunhão."

"Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo".

"A educação modela as almas e recria os corações. Ela é a alavanca das mudanças sociais.”

"Não posso continuar sendo humano se faço desaparecer em mim a esperança"

''Não há saber mais, nem saber menos, há saberes diferentes''

"Como professor não me é possível ajudar o educando a superar sua ignorância se não supero permanentemente a minha".

"O tempo que levamos dizendo que para haver alegria na escola é preciso primeiro mudar radicalmente o mundo é o tempo que perdemos para começar a inventar e a viver a alegria".

"...aprender não é um ato findo.Aprender é um exercício constante de renovação..."

"A amorosidade de que falo, o sonho pelo qual brigo e para cuja realização me preparo permanentemente, exigem em mim, na minha experiencia social, outra qualidade: a coragem de lutar ao lado da coragem de AMAR!!!"

Não é, porém, a esperança um cruzar de braços e esperar. Movo-me na esperança enquanto luto e, se luto com esperança, espero."

"Por isso a alfabetização não pode ser feita de cima para baixo, como uma dádiva ou uma imposição, mas de dentro para fora, pelo próprio analfabeto e apenas com a colaboração do educador"."Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo; os homens educam-se entre si, mediados pelo mundo".

"A teoria sem a prática é puro verbalismo inoperante, a prática sem a teoria é um atavismo cego".

"O conhecimento exige uma presença curiosa do sujeito em face do mundo. Requer uma ação transformadora sobre a realidade. Demanda uma busca constante. Implica em invenção e em reinvenção".

"Não nego a competência, por outro lado, de certos arrogantes,mas lamento neles a ausência de simplicidade que, não diminuindo em nada seu saber, os faria gente melhor. Gente mais gente".

"A educação tem caráter permanente. Não há seres educados e não educados. Estamos todos nos educando".

"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa, por isso aprendemos sempre"

Um comentário:

  1. Fico feliz que coisas boas estejam acontecendo para você! Te conheço e sei que tens potencial e vontade de sobra...tenho certeza que serás um ótimo professor e ajude, quem sabe, a formar outras pessoas tão incríveis quanto você! Educação, é disto que precisamos. Abração.

    ResponderExcluir