segunda-feira, dezembro 20, 2010

ENTREVISTA-César P. Trajano- PARTE 3


PARTE 3- VIVENDO E APRENDENDO


Natal Luz 2008- Gramado-
Passeio da turma de formandos

 CA- O amor existe? O que é o amor pra ti?
César- O amor existe sim, nas suas diversas formas ele existe sim. Na forma de relacionamento, sei lá,  interpessoal, homem homem, homem mulher, tanto faz,  no sentido que eu digo, de uma vida a dois, eu acho que ele existe sim, mas ele acaba. Eu acho que ele é menos intenso. Aí eu acho que não se classifica como amor, e sim como uma paixão, um fogo, algo de momento, que vai ter período de validade sim, essa sensação. E depois vai virar comodismo, vai virar como a gente diz, não é bem comodismo a palavra...uma rotina... mas me fugiu agora. Mas assim, eu acho que amor mesmo a gente descobre quando se tem filhos, aí sim, a gente descobre o que é esse sentimento, o que verdadeiramente essa palavra, esse peso tem na nossa vida, quando se tem filhos. Filhos sim, é o ar que tu respira, é o batimento cardíaco da tua vida, é uma coisa inexplicável esse sentimento.

CA- E o César já amou outra pessoa? Interpessoalmente falando?
César- é bem complexo, né... conforme tu vai amadurecendo, tu vai vendo que não, aquilo não era amor, era uma paixonite...um fogo, então eu acho que não, que realmente,amar não, é muito forte...e nem pretendo porque simplesmente eu acho que também pode transformar e modificar muita coisa na minha vida. E isso é uma coisa que me preocupa, que me desestabiliza não saber o meu dia de amanhã e eu tenho que estar cronometrado, controlado.

CA- E o relacionamento com outra pessoa está fora então da tua vida?
César- Relacionar não, mas amar, sim. O amor não faz parte...

CA- Tua acha que a gente pode dominar o amor então? E dizer quando ele pode ou não acontecer?
César- Não, não se pode, mas tu consegue perceber os primeiros sintomas dele e fugir dele.

CA- Então tu foges do amor?
César- Sim, com certeza.

CA- Porque tu foges do amor?
César- Exatamente por isso, por ter medo de que esse sentimento venha desestabilizar minha vida, desorganizar ela de alguma forma. E eu sou uma pessoa que tenho que ter minha vida organizada, preciso saber o que eu vou fazer daqui a um mês daqui a 15 dias daqui a uma semana ...e um amor vai desorganizar isso e de repente numa hora que eu não quero que desorganize, vai desestabilizar de uma forma que eu não vou estar afim de viver aquele momento. Ou por exemplo, eu to agora aqui conversando contigo, se eu estou amando alguém e esse alguém me liga eu tenho que sair correndo? Não. Pra mim não serve. Porque agora eu estou aqui, eu quero estar aqui.Então não tem espaço pra isso na minha vida.

CA- Nesse momento a Deise(irmã) que estava ouvindo a entrevista perguntou: - Tu não vai dizer aquela frase célebre: “Eu me basto?” (Risos de todos)

CA- O teu maior medo então é esse?
César– Exatamente, me desestabilizar. Não gosto de improvisos, não é comigo.

CA- E o teu maior sonho?
César- Assim, sempre tive vários. O maior mesmo era me formar, vestir aquela roupa. Já realizei. Ser professor de matemática era a próxima etapa. E depois, o terceiro e o que talvez está no momento era conhecer Nova Iorque. Pela praticidade to indo pra Inglaterra. (Já falamos).

CA- Porque motivo chorou pela última vez?
César- Por uma aula frustrante, mal dada.
CA- Porque motivo riu pela última vez?
César- Foi terça feira, quando eu consegui ir lá fechar o pacote da viagem.

CA- Hábito que não abre mão?
César- Computador. Nem é a internet. O The Sims, por exemplo...Não abro mão desse jogo.

CA- Hábito que quer se livrar?César- Cigarro, esse sim

CA- Qual tu consideras a maior virtude que um pessoa pode ter?
César-  Sinceridade.é tudo.

CA- Uma lembrança inesquecível?
César- Tem várias. Tem a minha mãe. Mas também tem a formatura.

CA- Algo pra esquecer?
César- A morte da minha mãe e uma vez que eu perdi o controle e espanquei meu filho mais velho. Me senti um monstro, me senti um lixo, um marginal, a ultima das pessoas, um criminoso.

CA- Se tivesse que escolher algo pra reviver?
César- 2008. Porque foi ano de desespero, de formatura, de correria...talvez aproveitando de uma maneira melhor.

CA- Qual o teu bem mais precioso?
César- Meus filhos.


Fórum FAPA- 2008
Mirela,Rodrigo,Prof.Dolurdes,Andréa,Prof.Bárbara,César, João

CA- Uma personalidade marcante?
César-Tem duas: Xuxa e Dolurdes.
CA-Porque?
César-Porque desde a infância, sempre fui um baixinho dela, sempre seguia os ensinamentos dela,  assistia ela assim pra ver os conselhos que ela ia dar. Então toda essa minha concepção, sei lá, por eu ter perdido minha mãe muito cedo, de sinceridade, de não mentir, de ser amigo, de não magoar, tudo isso eu aprendi com a Xuxa. E a Dolurdes, pela sua inteligência, sua determinação, sua autoridade, a postura dela quanto profissional, com ela não tinha nada ruim, ela te motivava: “ a educação é isso, vamo lá, tu consegue sim, tu é é capaz! Te dava auto-estima ”. Pra mim ela é uma pessoa determinada, guerreira. Acho que eu me vejo assim também. Isso fez eu me identificar.

CA-Alguém que admiras, Não sendo artista?
César- Eu te admiro, por exemplo.(-eu não vale!) Porque? É o que eu acho.Vale sim. (Tá bom, obrigado, idem)Risos. A Deise, a Dolurdes, o meu filho Lucas.

CA- Um filme?marcante?
César- O primeiro filme que me marcou, até é ridículo, não sei porque, mas que me marcou muito foi “Falcao, o campeão dos campeões”, quando eu tinha uns 12 ou 13 anos, depois foi o “Titanic”, no meu tempo de adolescente, de depressão, me marcou demais aquele filme. Depois um que eu gosto muito, não que marcou, mas que gosto muito, amo: Harry Potter.

CA- Um livro?
César-Todos do Dan Brawn, que eu já li, Código da Vinci, Fortaleza Digital, Anjos e Demônios. E claro, os livros da Zíbia Gaspareto, que eu amo também. Mas assim, os do Dan Brawn me fascinaram muito mais.

CA- Da Zíbia é na linha espitrita né.? Tu é espirita?
César- Não sou, mas  gosto. Da doutrina, dos livros.

CA- Qual tua religião?
César- Não tenho, sou ateu. Gosto da doutrina espírita. Acredito na doutrina espírita, mas não freqüento. Não sou um praticante do espiritismo.

CA- Então tu não é ateu. Ateu é aquele que não acredita em nada.
César- Não, eu creio.
César- Então não sou ateu. Eu sou crente no espitritismo.
CA- Tua acredita em cristo?
César- Sim, acima de tudo.

CA- E  a morte?
César- É um novo começo. Tem os extremos. È tanto felicidade, mas aí seria o caminho para uma nova felicidade e também é tristeza, porque ela também é o fim de um ciclo, o  que gera a tristeza. Pra mim ela é as duas coisas ao mesmo tempo.

CA- E do que tu tem saudade?
César- Da minha adolescência, tenho saudade dos amigos, tenho saudade do meu passado assim,sabe, de muitos momentos, da faculdade.

CA- O teu passado não te condena?
César- Não me condena..não, não me condena....embora, claro né, sempre tem alguma coisa negra, isso é normal. Não é que seja negra,também,  sei lá, desde que tu não mate, não roube, não tenha prejudicado ninguém, não vejo nada de negro nisso, talvez alguma coisa contra as regras da sociedade,mas nada criminoso, então... as coisas mais light. Mas eu tenho muita saudade sim da minha adolescência, do meu período em Santa Catarina , também tenho saudade da infância, tenho saudade do passado, acho que é essa bem a definição, do passado como um todo.

CA- Uma música?
César- “Campeão”, da Jamile, uma cantora gospel. Curto outros, também, mas o gospel, sei lá, tem letra, tem assim sempre uma mensagem que me acalenta.
CA-E MPB?
César- A eu gosto de uma Elis Regina, eu acho que mais ela...embora eu até conheça alguns outros, sei lá, assim, mas ela eu acho que é o principal ícone disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário