terça-feira, dezembro 28, 2010

ENTREVISTA-César P. Trajano-Parte 4-FINAL



Parte 4- Um pouco de tudo, que é tudo de um pouco...


Paseio à Gramado com a turma de formandos em 2008

CA-Que tu acha de nosso país, tem solução, é uma porcaria, pode melhorar?
Cesar-Ah, sim, poder, com certeza , pode. Potencial pra isso tem. O que falta é bem isso mesmo, o que falta é educação, o que falta é civilização eu acho para o nosso povo. Porque o povo com falta de educação, e eu digo educação escolar, instrução na verdade, o povo com essa falta deixa assim tudo a mercê dessa gente corrupta, dessa gente que só quer se aproveitar, que só pensa em tirar proveito pra si próprio. Ninguém se candidata hoje nesse país pensando no povo, pensando no Brasil e sim  em si próprio nos seus  benefícios, na sua estrutura de vida e, claro que isso também, sei lá culpa desse capitalismo que a gente vive, é óbvio que tu tem que pensar em ti, mas também de maneiras lícitas, eu acho que é o correto, e não de dessas formas  ilícitas  que  acontece. E por nós sermos um país de ignorantes, isso tudo acontece exatamente por isso, porque se isso acontecesse na Europa, até pode acontecer, mas é de forma bem menor do que aqui. Aqui as coisas acontecem , são escancaradas e ainda  assim fica por isso mesmo. Lá, se acontece, não é nessa proporção que aqui e tudo acaba em pizza. Então, eu acho que tem sim, mas a educação , a instrução vai ser a base de tudo.

CA- Tu ficou feliz com a eleição, agora,  de uma presidenta, tu acha que de repente vai ser diferente, alguma coisa?
Cesar- Eu não fiquei feliz porque eu acho que ela não era, na verdade,  a candidata que se enquadrava nos meus princípios, mas como o Lula , por exemplo, se enquadrava nos meus princípios e o fato de ele ter deixado ela como sucessora, embora não é da minha simpatia, fez com que eu acabasse concordando, porque na minha idéia, espero que seja, apenas uma estratégia política, de manter o governo no mesmo partido pra que ele possa voltar daqui a pouco, é o que eu to supondo que aconteça, mas feliz não, não  fiquei feliz não.

CA- Tu podes dizer quem tu simpatizava, ou o voto é secreto?
César- Posso sim, eu preferia o Tarso Genro, que ele não viesse pra cá, mas que fosse pra presidência ou até mesmo a Marina Silva que foi, inclusive, meu primeiro voto, porque eu queria desestabilizar um pouco isso aí. Eu achava extremamente importante que houvesse o segundo turno, pra mim seria fantástico se fosse Marina e Dilma. Mas já que não foi, tudo bem. Aí no segundo, mais por totalmente discordância do PSDB eu acabei indo de Dilma porque foi o que restou de opção, né.

CA- E a mulher, tu acha que tem diferença na condução das coisas, na competência em relação aos homens?
César- Eu até acredito que haja alguma diferença no sentido assim, como a mulher é mais sentimental, ela faz, o gênero feminino, de modo geral, daí né, tirando as exceções, o gênero feminino tende a fazer as coisas de maneira mais minuciosa, mais pensada, mais preocupada, mais conseqüente. Já os homens eu acho, sei lá, não que não tenha esses, mas de um modo  geral eu acho que o homem é mais inconseqüente, o homem faz as coisas de maneira mais impensada, mais imediata do que a mulher, a mulher já pondera mais , pensa mais nas conseqüências, então eu acho que... não essa nossa atual, que ela é uma das que faz parte das exceções, mas eu acho que uma mulher ou as mulheres governando eu acho que muita coisa mudaria.

CA- E no mundo, que tu gostaria de mudar no mundo?
César- A fome, a corrupção e a desigualdade, eu acho que é primordial, eu acho que se isso se extinguisse, se abolisse ah, sei lá, nós iríamos viver numa fraternidade, sei lá, os preconceitos, essas coisas...Eu acho que só o fato da desigualdade , também, desaparecer, isso desencadearia um processo, assim, extremamente  novo no caminho do bem, porque aí eu acredito que  o traficante não ia mais precisar disso, o marginal não Ia precisar estar roubando, tirando a vida das pessoas por um par de tênis, tudo mudaria, tudo se transformaria, as pessoas iriam a escola por vontade, por querer, não por imposição dos pais, nós seriamos exatamente isso , uma sociedade igual.


Festa dos formandos- Dez/2008
Prof. Dolurdes tirou o Chapéu para o César

CA- E daqui a 10 anos? Onde o César que estar daqui a 10 anos?

César- Bom, daqui a 10 anos eu quero ter minha situação financeira extremamente organizada,estável, com bens, no sentido de carro, casa e aproveitar todos os momentos pra viajar, viajar, viajar(risos),muita atividade cultural, ir pra tudo que lugar, nem que eu tenha que repetir as viagens e...diversão em todos os sentidos.

CA- Pra quem tu tiraria o chapéu?
César- Primeiro: Presidente Lula; Para Dolurdes, pra ti(risos).

CA-Pra quem tu NÃO tirarias o chapéu?
César- Adolf Hitler e os professores(classe) do magistério atual.

CA- O que ou quem levarias para uma ilha deserta?
César- Meus filhos.

CA-E quem deixarias lá?
César-Os marginais, inclusive eu acho que os presídios deveriam ser todos em ilhas...no meio do oceano ainda...

CA- A felicidade, existe?Te consideras feliz?
César- Muito, pelo mesmo assim, claro que a vida tem os seus momentos, de altos e baixos,mas eu pelo menos depois de me formar eu tive muito mais momentos de felicidade do que o contrário, existe sim, não que ela não é uma coisa eterna, ela é momentânea, mas existe.

CA- E o que tu gostarias de ser se tu não fosses o que tu és hoje?
César- Profissão não consigo imaginar outra coisa...mas gostaria de ser mais dinâmico, mais inteligente, talvez, mais criativo e principalmente menos tímido.

CA- Teu tempo de Expressão, falas o que tu achou de ser entrevistado, dessa iniciativa... 
Cesar- Gostaria de falar  que eu adorei essa idéia, foi muito legal, revivi, me lembrei hoje bastante coisa, falei pelos cotovelos, gostei parece assim que eu sou uma celebridade...

CA- Todos nós somos celebridade, só não somos descobertos, né?(risos)

Festa dos formandos-Dez/2008
Adivinha para quem ele tirou o chapéu?

César- Só não somos descobertos... mas assim, sei lá me fez refletir sobre bastante coisas, muito bom , adorei que legal, tem que vir aqui mais vezes...(risos).

CA- Alguma pergunta para o entrevistador?
César- Uma pergunta eu até gostaria de fazer... aí eu quero saber como foi a nossa aproximação, como foi isso pra ti?

CA- Ver descrição no início da entrevista- Como tudo começou- Parte 1-




Nenhum comentário:

Postar um comentário